Ligue já: (31) 9.8979-6074               

Conheça as principais técnicas utilizadas pelo detetive particular para saber quem está mentindo

A vida em sociedade apresenta muitos desafios. Muitas vezes, é preciso verificar se uma pessoa está mentindo ou não. Situações profissionais ou mesmo familiares podem aparecer e, para sua solução, exigir o auxílio de um detetive particular.

Geralmente, os detetives começam a investigar e logo descobrem segredos e situações escusas. Contudo, ao partir do interrogatório, enfrentam um componente altamente delicado: a mentira.

É importante que, no momento em que o suspeito passa a utilizar informações falsas, o investigador apresente uma postura de maturidade a fim de que o processo investigatório seja concluído de forma eficiente.

Além da postura equilibrada, é indispensável que o profissional tenha conhecimento de diversas técnicas que o ajude a não ser influenciado pelas informações falsas.

Nesse post, apresentaremos algumas técnicas que o detetive particular pode utilizar para descobrir se uma pessoa está mentindo ou não.

 

Como o detetive particular pode descobrir a mentira?

É fato que algumas pessoas recorrem à mentira, principalmente quando se sentem coagidas devido à determinada situação embaraçosa ou comprometedora. Em geral, os indivíduos mentem para não sofrerem a consequência de seus atos.

Contudo, apesar de não ser tão fácil descobrir se uma informação é falsa ou verdadeira, existem algumas técnicas que podem auxiliar na complexa missão de detectar mentiras. A seguir, apresentaremos algumas delas:

 

  • O indivíduo evita contato visual direto com o outro

Normalmente, a pessoa que mente procura evitar o contato visual direto, ou seja, não olha nos olhos do outro. Além disso, elas possuem uma forte tendência de manter os braços e/ou pernas cruzados.

 

  • Utilização de informação genérica

O criminoso tende a utilizar pronomes muito genéricos, tais como “eles”, “vocês” e “vós”. Isso acontece porque é uma estratégia para tentar manter-se longe da mentira e não comprometer-se.

 

  • Controle no uso das mãos

As pessoas que mentem costumam controlar o uso das mãos durante a conversa, pois, em geral, quando os indivíduos estão contando uma história, por exemplo, e querem enfatizá-la, costumam gesticular. Assim, como está mentindo, o indivíduo possui dificuldade na utilização das mãos.

 

  • Movimentos oculares muito rápidos

Como possuem dificuldade em estabelecer contato visual direto, é bastante comum que as pessoas que estão mentindo apresentem movimentos oculares muito rápidos.

 

Além das técnicas citadas acima, há outros indícios que podem sugerir que a informação que a pessoa está proferindo é uma mentira. São eles: tom de voz mais agudo do que o normal, inquietação, respiração profunda,suspiros frequentes e solicitação que o investigador repita as perguntas constantemente.

Outra técnica utilizada em larga escala pelos detetives particulares em todo o mundo é a técnica Reid. Ela é constituída por nove etapas. Na última, o interrogado, não conseguindo mais evitar a verdade, termina confessando e assumindo sua culpa.

Se você possui interesse em conhecer um pouco mais sobre estas técnicas, assim como sobre outros assuntos a respeito de tudo o que envolve a profissão de detetive particular, não deixe de acessar nosso site e ler mais textos sobre o assunto. Boa leitura!

Share this post



× Atendimento via WhatsApp